PRAIAS DE  SÂO MIGUEL DO GOSTOSO  Home
Praia do Gostoso possui seis praias urbanas, elas são  Praia da Ponta do Santo Cristo, Praia do Cardeiro, Praia da Xêpa, Praia do Maceió, Praia do Tourinhos e Praia do Marco.
Quase virrgem, históricas ou movimentadas as praias de São Miguel do Gostoso sempre tem algo a oferecer. Seja caminhando, de cavalo ou de buggy do Santo Cristo ao Marco você terá mais do que histórias para contar.

Praia do Ponta da Santo Cristo São Miguel do Gostoso
Praia da Ponta do Santo Cristo
A lenda diz que em 1501 após fincar o marco do descobrimento na Praia do Marco, a expedição de Gaspar de Lemos navagava sul quando passou por esta ponta e avistou um grupo indigena. Resolveram então ancorar e desembarcar, pois, pelos acenos feitos pelos índios, supunham que estes fossem civilizados. Foram então pegos de surpresa quando chegaram na praia e os índios os atacaram aprisionando o padre que fazia parte da expedição. O padre foi morto e depois devorado bem em frente do restante da tripulação que fugia sob forte ataque dos índios que atiravam flechas contra eles. Algum tempo depois o crucifixo do padre foi encontrado e daí veio o nome de Ponta de Santo Cristo. 

Praia do Cardeiro São Miguel do Gostoso
Praia do Cardeiro
O nome desta praia foi dado devido a um pé de Cardeiro que aqui apareceu após um período de avanço do mar. Há alguns anos atrás o mar avaçou neste pedaço da praia localizado entre a Ponta do Santo Cristo e a praia da Xêpa. Na formação rochosa do local, existia um pé de Cardeiro, cacto, que teimava em não morrer apesar do constante ataque da água salgada do mar. 

Praia da Xêpa São Miguel do Gostoso
Praia da Xêpa
Segundo Sr. Severino Gomes da Silva, popularmente conhecido como o Sr. 20 por ter sido o n° 1020 a sua identificação no exército. Em 1944, foi destacada para Gostoso um pelotão do exército, do qual o Sr. 20 participou. Xêpa, de acordo com o Sr. 20, em termos militares significa comida. Sr. 20 disse que a sobra da xêpa dos soldados acampados em Gostoso sempre era distribuída entre a população, na praia que hoje leva o seu nome. 

Praia do Maceió São Miguel do Gostoso
Praia do
Maceió
Maceiós, de acordo com depoimento dos moradores, foram pequenas lagoas que eram formadas pelas águas do mar nas grandes marés. Segundo moradores locais, hoje esse fenômeno já não acontece mais pois a duna que se formou no local impede a entrada da água do mar. O nome desta praia prova que esse fenômeno existiu um dia.

Praia doTourinhos São Miguel do Gostoso
Praia do Tourinhos
Praia do Reduto (Reduto de Holandeses).  Esta praia foi onde os holandeses, expulsos de Touros em 1654, se refugiaram. A praia trata-se de uma enseada margeada por formações rochosas conhecidas como reduto, origem do nome da vila aonde a praia se encontra. 

Praia do Marco São Miguel do Gostoso
Praia do Marco
Local, onde segundo historiadores, em 7 de Agosto de 1501a expedição de Gaspar de Lemos ancorou. Neste local foi chantado o primeiro marco colonial do Brasil por essa mesma expedição. Segundo o historiador potiguar Lenine Pinto, foi neste mesmo local que Pedro Álvares Cabral aportou pela primeira vez em 1500.